Você é um aluno procurando saber o que é impermeabilização? Ou apenas uma pessoa querendo construir sua casa para evitar umidade? Ou será então apenas um curioso? Seja lá o que você for, sua procura acabou! Nesse texto falaremos sobre o que é impermeabilização, os tipos e até os materiais mais usados!
Tudo pronto?
Então vamos nessa!
O que é impermeabilização
É muito bom ter a sua casa própria. Principalmente para aqueles que querem ter uma família ou uma casa feita totalmente do jeito que você imaginou. Ah…! Realmente um sonho maravilhoso. Entretanto, existe um grave perigo à espreita que pode estragar os seus sonhos… Sabe qual perigo que é?
INFILTRAÇÕES E UMIDADE!
Infiltrações e umidade são alguns dos maiores vilões de qualquer tipo de construção, causando estragos de longo e curto prazo, ainda podendo causar doenças aos habitantes. Então como você pode se proteger disso? Uma das melhores maneiras de se proteger contra esse mal na sua casa é pelo poder da impermeabilização.
Mas o que é impermeabilização?
Imagine que a obra é a sua base que precisa ser protegida contra os inimigos querendo dominá-la e destruí-la. O inimigo são as infiltrações, umidade e água. Qual é então o melhor jeito de protegê-la contra tais inimigos?
Usando a impermeabilização como barreira! Isso acontece porque a impermeabilização é um processo que torna a estrutura resistente à água, bloqueando a entrada de umidade a partir de uma formula química especifica, formando uma poderosa barreira física para água ou qualquer outro tipo de líquido.
Assim, além de repelir as forças inimigas citadas anteriormente, ainda evita que a umidade seja absorvida por móveis, esquadrias, estruturas, roupas, etc.
Além disso, essa barreira protege toda a superfície das fundações, telhados, paredes e qualquer outro tipo de área estrutural de um edifício, bloqueando qualquer entrada possível de água na obra, prevenindo contra vários tipos de problemas. Tornando-a impermeável e garantindo a durabilidade da construção.
Saiba que o processo de impermeabilização é algo essencial para qualquer construção, já que os principais materiais (como o cimento ou a madeira) sofrem muito com a umidade diariamente, especialmente em regiões de clima úmido.
O quão importante é a impermeabilidade
Nem preciso dizer que vazamentos de água causam umidade na construção, favorecendo um ambiente úmido, desconfortável e deteriorante. Afinal de contas, a umidade é basicamente o vapor d’água dentro do ambiente. Mas não é apenas isso, ainda pode causar muitos outros problemas, como:
- Patologias do concreto;
- Corrosões;
- Ferrugem;
- Aumento de agentes patogênicos, como bactérias e mofo;
- Calor (quanto maior a umidade, mais quente é);
- Agravação de doenças existentes (graças ao mofo);
- E muitos outros!
Como você pode ver, a impermeabilidade tem uma enorme importância, tanto para a construção quanto para os seus residentes. Isso pois ela garante uma segurança, saúde e mais conforto para as pessoas que ali vivem diariamente.
Conhecendo os tipos de impermeabilização
Os impermeabilizantes são aplicados em diversas partes da obra, porém, para conseguir fazer isso, um tipo só não consegue englobar toda a construção.
Afinal, uma construção tem muitas partes! Temos a fundação, calhas, piscinas, lajes, áreas expostas molháveis, subsolo, reservatório, etc.
Ou seja, como cada uma dessas partes da construção possuem características próprias, elas também precisam de impermeabilizantes próprios! Atualmente, podemos dividir os impermeabilizantes em dois tipos diferentes: Impermeabilização rígida e impermeabilização flexível.
Impermeabilização rígida
Esse tipo de impermeabilização é recomendado para áreas que não tenham risco de terem trincas, fissuras ou condições de temperatura constante, sem se alterar com frequência ou bruscamente.
Geralmente é composto por aditivos químicos incorporados na argamassa, ou então ao concreto na hora da cobertura. Ele pode ser aplicado em locais como:
- Poço de elevador;
- Subsolo;
- Galerias;
- Pisos internos em contato com o solo;
- Contenções.
Impermeabilização flexível
Ao contrario da impermeabilização rígida, a impermeabilização flexível permite a aplicação em estruturas onde existam mudanças de temperaturas ou em assentamentos de água. Ela funciona como uma proteção que absorve movimentos sem danificar a camada impermeabilizante. Alguns dos locais mais recomendados para se aplicar esse produto são:
- Terraços;
- Varandas;
- Coberturas;
- Lajes.
Materiais impermeabilizantes
Agora que conhecemos os tipos, vamos para os materiais. Os principais são:
Cimento polimérico
O material Impermeabilizante mais usado no Brasil, e também o mais fácil para proteger a construção contra a umidade. Esse cimento é um revestimento do tipo rígido e semi-flexível, sendo um material não recomendado para áreas que se expandem. Pode ser aplicada em lugares como:
- Muros de arrimo;
- Reservatórios;
- Poço de elevador.
Manta asfáltica
Outro material impermeabilizante bastante comum. A manta asfáltica é do tipo flexível e feita usando filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro, aliás, é por esse fato que ele tem alta resistência contra fissuras ou movimentações.
Sua aplicação pode ser feita em lugares como:
- Baldrame;
- Lajes;
- Banheiros;
- Terraços;
- Cozinhas;
- Piscinas;
- Varandas.
Membrana moldada no local
Esse tipo de técnica é recomendado para locais de acesso difícil ou de espaços pequenos, como lajes pequenas ou áreas molháveis. O curioso desse tipo técnica é pelo fato de ser um líquido que é aplicado quente ou frio diretamente no local. Assim que esse líquido seca, ela se transforma numa membrana flexível.
Escolhendo o melhor para você
A escolha do tipo de impermeabilização para sua casa dependerá de muitos fatores, como:
- Condições do arcabouço;
- Teor de umidade;
- Incidência de Chuva;
- Intempéries;
- Tendência de movimentação da estrutura;
- Etc.
Por isso, como existem inúmeras técnicas e materiais diferentes de impermeabilização no mercado, o ideal é conversar com o engenheiro responsável pela obra para chegar numa conclusão mais segura na sua escolha.
Encerrando
A umidade ou a simples presença de água pode provocar diversos problemas para a construção ou à saúde das pessoas presentes nelas diariamente. Por isso, ter conhecimento sobre o que é impermeabilização é um ato importante, pois nos ajuda a prevenir e construir casas mais eficientes para se adequar a nossas necessidades.
E aí? Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais ou na sua rede de contato pessoal! Ou deixe um comentário dizendo o que achou!