Piso de Concreto Polido

Existe no mercado muitos tipos de piso de concreto, alguns deles são: piso intertravado, blocos de concreto, pisos para calçadas, bloquetes de concreto. Esses pisos praticamente são os mesmos, o que muda realmente é a terminologia. Aqui, especificamente vamos tratar do piso de concreto industrial, aquele realizado no chão das fábricas e indústrias.

O piso de concreto

O Piso Concreto Polido também conhecido como cimento queimado é sem dúvida alguma o processo mais utilizado em acabamento de piso industrial, é uma técnica que oferece inúmeras vantagens em relação aos outros revestimentos.

Impulsionado pela durabilidade e baixos custos de implantação e de manutenção. No entanto o mesmo só se torna eficiente, quando elaborado através de um projeto especifico para atender as necessidades específicas de cada solicitação.

É o tipo de base mais utilizada em todos os tipos de indústrias e comércios do mundo todo. Unindo a resistência do concreto, com as técnicas mais modernas de execução do mercado, este piso está presente nas mais diversos galpões e centros de distribuições de todo Brasil.

Onde pode ser aplicado?

O piso de concreto pode ser aplicado nas mais diversas áreas, desde uma residência, até o chão de uma fábrica.

Pode ser aplicado em:

  • Industrias
  • Galpões
  • Salões
  • Quadras poliesportivas
  • Armazéns
  • Frigoríficos
  • Hangares
  • etc

Tipos de Estruturas

Basicamente, podemos subdividir um piso industrial principalmente em seus tipos de estruturas, sendo eles: Piso armado com telas, piso estruturado com fibras (metálicas ou polipropileno), e piso protendido. Cada um com suas particularidades, sendo necessário a consultoria de um engenheiro calculista especializado em projetos de pisos industriais para a especificação de maior desempenho para seu galpão.

Armado (com tela)

Os pisos de concreto armados com tela são os mais comumente utilizados, principalmente devido a sua popularidade no meio da construção civil. Alguns dos benefícios da utilização são: ótima resistência à cargas pontuais, ótima resistência à cargas de momentum negativo, não apresentação da patologia de afloramento “ouriço”.

Fibras

As fibras metálicas e macrofibras de polipropileno chegaram no mercado para atender os pisos industriais que precisam de mais atenção no custo x benefício. Com ótima capacidade de segurar a retração plástica do concreto, e excelente resistência quando utilizados corretamente, esta estrutura está cada vez ganhando mais força no mercado. Seu diferencial encontra-se na agilidade de execução do piso industrial (dispensando a armação de treliças), e diminuindo o custo total de sua obra, pelo seu valor de baixo custo, se comparado ao aço das telas.

Protendido

O piso protendido é a última novidade de estruturas para pisos industriais. Com seu sistema de protensão de cordoalhas de aço, tensionadas no interior do piso, o piso protendido permite a execução de pavimentos jointless, isto é, sem juntas.

Alguns estudos mostram que 80% das patologias dos pisos industriais estão relacionados às juntas. Desta forma, este tipo de estrutura possui um ótimo desempenho pós obra, gerando baixíssimos custos de manutenção para o proprietário.

05 Dicas essenciais na execução do piso de concreto polido

1. Projeto

O projeto de pisos industriais é essencial para o sucesso de qualquer piso de concreto.

2. Traço

É preciso ter muita atenção ao traço indicado no projeto, caso haja troca de materiais, troca na espessura e principalmente na execução do concreto, o piso provavelmente poderá ter sua resistência e performance comprometida.

3. Vibração do concreto

A vibração do concreto elimina o ar aprisionado à massa, e aumenta sua dureza, evitando porosidade do piso pronto.

4. Acabamento

O acabamento do piso de concreto polido deve ser feito por empresas especializadas, caso contrário, o piso de concreto até poderá ter resistência, mas não obterá boa aparência e estética de um piso “polido”.

5. Tempo de cura

Deve-se respeitar o tempo de cura do concreto.

Piso de Concreto: Como Fazer?

Antes de iniciarmos o processo de “como fazer” é bom sempre dizer que pisos de concreto de alta resistência deve ser feitos por empresas especializadas, caso contrário, seu piso poderá sofrer diversas patologias como trincas e fissuras.

Iremos listar os passos básicos para se fazer um piso de concreto, veja abaixo nosso infográfico detalhado. (disponível somente em desktop).

É importante mencionar também que não estamos ensinando na totalidade como se fazer um piso de concreto, pois isso envolve diversas etapas que não estão listadas aqui, como por exemplo… acerto de terreno, compactação do solo, compactação da bica, aferição do solo (penetrometro), análise dos ensaios de concreto, etc.

Dito isso, vamos aos passos básicos de como fazer o piso de concreto:

1- LANÇAMENTO DO CONCRETO

O concreto pode ser lançado em sua obra com ou sem a utilização de bombas, em ambos dos casos, a Master Plate conta com profissionais apenas para a realização deste serviço.

2- RÉGUAS VIBRATÓRIAS

As Réguas Vibratórias Treliçadas são utilizadas quando altos FL Numbers são especificados para o trabalho. A Master Plate conta com este e outros equipamentos de alto padrão para sua obra!

3- RODO DE CORTE

Os equipamentos de mão da Master Plate possuem alta precisão para ajudar os colaboradores a alcançarem um alto nível de planicidade.

4- ALISADORAS

A máquina perfeita para eliminar imperfeições e detalhes indesejados em seu piso. Nossas alisadoras industriais possuem regulagem do mais alto padrão para alcançarmos as maiores tolerâncias de FF Numbers exigidos em projetos. Conseguimos atender as exigências do mais alto padrão de qualidade, seja no desempenho técnico para seu piso industrial, ou em sua estética, no acabamento vitrificado.

5- DETERMINAÇÃO DE F-NUMBERS

São realizadas as medições de planicidade e nivelamento, com colaboradores autorizados pela FACE Dipstick 2000. Comprovando assim, a excelência e superioridade dos pisos realizados pela empresa.

6- CORTE DAS JUNTAS

A indução de dilatação é realizada conforme o projeto no momento exato, conforme as normas, eliminando todas as possibilidades de fissuras e trincas aleatórias.

7- CURA QUÍMICA

Aplicação de cura e seladores de superfície utilizando materiais de ponta que o mercado oferece. Garantindo a maior vida útil possível de seu piso industrial.

Empresa especializada em piso de concreto

Primordialmente, recomendamos a contratação de um engenheiro calculista e(ou) projetista especializado em pisos industriais.

Desta forma, todos os processos referentes a boa técnica, execução normatizada, controle de qualidade, estarão atrelados ao projeto fornecido.
Piso de Concreto Preço m2: Quanto custa?

O preço do concreto polido varia muito, as principais variações são

  • Local da obra
  • Tipo de Concreto
  • Tipo de acabamento
  • Tela ou fibra?
  • Cura química ou cura úmida?
  • Tem projeto?
  • etc

Para saber um preço de um concreto polido detalhado entre em contato com nossos vendedores e receba uma consultoria gratuita! 19 3406-7442

Fotos de piso de concreto