Pintura Epóxi

É um revestimento epoxídico de alto desempenho, bicomponente, isento de solvente. Apresenta espessura que varia entre 200 a 250µm (microns) quando aplicado em duas demãos e possui excelentes características químicas e mecânicas. Disponível em diversas cores.

Devido à sua capacidade para criar um composto forte, durável e resistentes a produtos químicos e substâncias o revestimento epóxi pode ser utilizado para diversos fins. Você pode encontrar revestimentos epóxi, em materiais compostos, como fibra de carbono e fibra de vidro, e em uma variedade de aplicações elétricas, automotivo, e marinhos. Materiais de revestimento de epóxi e de compostos epóxi podem também ser utilizados como colas duráveis em uma variedade de aplicações.

Onde pode ser aplicado?

O piso de resina epóxi é muito versátil e pode ser aplicado em diversas superfícies.

Ele pode ser aplicado nos mais diversos locais como:

Existem diversos diferenciais da tinta epóxi, mas uma de suas principais são: alta resistência e alta durabilidade. Sua aplicação pode ser realizada em diversos locais como: estruturas metálicas, azulejos, pisos e alvenaria a até mesmo piscinas!

Uma outra grande vantagem da pintura epóxi é a sua assepsia, este piso é de fácil limpeza pois sua superfície é completamente lisa e sem juntas.

Um dos usos mais populares de revestimento de epóxi é a utilização como revestimentos ou tintas para pisos. Revestimentos epóxi são populares porque proporcionam uma secagem rápida e resistente.

Quando usado como revestimento de pisos o epóxi irá resultar em uma solução de piso durável e altamente resistente. Revestimentos em epóxi são usados sobre pisos de concreto em uma variedade de aplicações comerciais e industriais, tais como em fábricas, lojas comerciais e de varejo, plantas industriais, armazéns , hospitais, salas de exposição, garagens, hangares de aviões e muito mais.

Revestimentos epóxi para pisos podem proporcionar um acabamento de brilho decorativo, que está disponível em uma variedade de cores e estilos.

Execução do Pintura Epóxi

Para se executar a pintura epóxi é necessário seguir alguns passos, pois a falta de alguns passos abaixo podem resultar em um piso frágil.

1- Preparação

A preparação da pintura epóxi resulta em limpeza de todo o piso, após este processo é possível ver claramente quais são as irregularidades da base.

2- Tratamento Fissuras

Após a limpeza inicial, é necessário realizar tratamento nas tricas, fissuras e juntas existentes no concreto. A não realização desta etapa resulta em uma pintura epóxi cheia de trincas que passaram do concreto para a superfície da pintura.

3- Primer

O Primer nada mais é do que um “fundo” para a pintura epóxi. Ele irá deixar o piso mais nivelado possível, irá também tampar os buracos existentes no base.

4- Polimento

Após o primer é necessário polir complemente todo piso por dois motivos. Primeiro, para retirar as irregularidades. Segundo, para que a pintura epóxi não se solte.

5- Aplicação da Tinta Epóxi

Finalmente a Pintura está pronta para ser realizada, em diversas cores.

Algumas vantagens do piso resinado epóxi

01- Resistente ao impacto

Pintura Epóxi é extremamente forte e resistente à impactos, o que significa que ela não vai trincar, crackear e apresentar outras patologias, como o concreto por exemplo. Devido a esta força, a pintura epóxi é comumente usado em armazéns, garagens e oficinas de automóvel e entre outras.

02- Antiderrapante

A pintura epóxi é antiderrapante mesmo quando molhado ou oleosa. Utilizando uma, de duas partes do sistema epóxi acrílico à base de água, tinta epóxi é capaz de fornecer uma superfície segura, antiderrapante. Se a área é uma das tráfego pesado, você pode querer considerar o uso de um revestimento antiderrapante epóxi, que proporciona uma superfície texturizada para um nível extra de proteção. A superfície texturizada adicional é comumente usado para plataformas, rampas, oficinas mecânicas.

03- Resistente ao Fogo

A maioria das tintas epóxi são retardante de chamas, ou resistente ao fogo. Eles podem suportar o calor até 200 graus Celsius ou cerca de 390 graus Fahrenheit. Para ter certeza de que a tinta epóxi que foi aplicada em seu local é resistente ao fogo, verifique na embalagem se contém essa informação.

04- Resistente à água/produtos químicos

Quando seco, a pintura epóxi proporciona uma vedação que protege o concreto de qualquer infiltração possível de água. Pintura epóxi também é resistente a derrames de produtos químicos. Novamente, veja com seu fornecedor/aplicador sobre a resistência de produtos químicos.