O Que É Pavimento Semi-rígido?

Nós já explicamos a diferença entre pavimento rígido e flexível, mas você sabe dizer o que é o pavimento semi-rígido?

É como se o pavimento semi-rígido acabasse correndo por fora, e só o rígido e o flexível existissem. Apesar de ser sim menos utilizado, isso não quer dizer que o semi-rígido não tenha sua função e aplicação!

Neste artigo nós iremos te explicar o que é, e qual a aplicação do pavimento semi-rígido.

O que é o pavimento semi-rígido?

Explicando então sobre o pavimento semi-rígido, vamos começar com sua composição. Trata-se de um revestimento asfáltico com camadas de base cimentada e sub-base granular. Este tipo de revestimento apresenta uma espessura que pode variar de 20 a 50 cm!

O que é Pavimento Semi-rígido

Importante também ressaltarmos que o pavimento semi-rígido pode se dividir de dois tipos:

  • Direto → Aqui é quando executa-se a camada de revestimento asfáltica sobre a camada de base cimentada;
  • Indireto/Invertido → Já neste tipo executa-se a camada de revestimento asfáltica sobre a sub-base granular;

Ou seja, pela imagem acima pode-se observar que trata-se de um pavimento semi-rígido direto!

Pavimento flexível, rígido e semi-rígido

Uma vez que já abordamos aqui mesmo na Masterplate sobre o pavimento flexível e o rígido, vamos focar então agora apenas no que o pavimento semi-rígido se difere destes!

A imagem acima permite a melhor visão do que realmente se diferencia nestes três tipos de pavimento.

Mas, basicamente falando, nós podemos falar que o semi-rígido é como se fosse um intermediário, figurando ali entre o flexível e o rígido!

Com relação aos materiais utilizados, eles podem variar de acordo com as necessidades de cada projeto, bem como com o tipo de pavimento requerido. Entretanto, os materiais mais comumente utilizados são:

  • Brita graduada simples;
  • Solo agregado;
  • Rachão;
  • Macadame hidráulico e sexo.

Com isso é normal que surja a pergunta:

“Mas então qual deles é o melhor?”

Entretanto, a verdade é que não há uma resposta exata para esta pergunta. Isso pois, independente do tipo, quando um pavimento é devidamente dimensionado e executado, ele irá apresentar um bom desempenho. O que diferencia entre um e outra é, na verdade, os aspectos técnicos de cada projeto em específico.

Ou seja, é necessário um estudo detalhado de cada projeto, de modo que possa ser constatado qual tipo de pavimento é o mais indicado para aquele projeto!

Onde ele é usado?

E caso esteja se perguntando onde, afinal de contas, o pavimento semi-rígido é utilizado, nós te falamos: nos corredores de ônibus!

O pavimento semi-rígido vem sendo utilizado bastante nos corredores modernos de ônibus, aqueles que possuem paradas de concretos, onde seus intervalos são semi-rígidos.

“É uma tendência a implantação desse tipo de pavimento. Está bastante presente nos projetos atuais devido ao custo ser inferior ao da implantação do pavimento rígido, por exemplo. Além da implantação e manutenção serem mais rápidas e fáceis de se executar. Já nas paradas de ônibus, as cargas estáticas, o maior esforço e a ação de combustíveis e óleos fazem das placas de concreto o pavimento mais indicado”

Ou seja, o custo de manutenção, e de implementação, de um pavimento semi-rígido consegue até mesmo ser menor do que o de um rígido!

Caso ainda não tenha certeza, e esteja com dúvidas sobre qual tipo de pavimento apresenta o melhor custo-benefício para o projeto que você tem pela frente, é fácil, é só entrar em contato com a gente. Nós estamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!