Piso para Câmara Fria

Na hora de escolher o piso ideal para uma câmara fria, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal de contas, como o próprio nome já diz, não se trata de um ambiente comum.

É preciso ter em mente que aqui estamos lidando com temperaturas abaixo de zero, então é preciso de um piso específico para tal. Do contrário você poderá lidar com superfícies danificadas. Nada de fissuras e descolamentos de concreto causadas por choque térmico!

Neste artigo nós iremos focar justamente nisso, em tudo o que um piso deve possuir para ser usado em uma câmara fria. Além disso, nós também separamos dois  modelos de piso que você pode escolher por utilizar.

Então, se você realmente precisa de um bom piso para câmara fria, é só continuar a leitura!

Por que não se deve usar qualquer piso para uma câmara fria?

Acima nós começamos a explicar que não são todos os pisos que devem ser usados aqui, mas talvez isto ainda não esteja muito claro.

O que acontece aqui é justamente por causa das condições extremas encontradas nestes locais, como por exemplo as temperaturas abaixo de zero. Se você optar por um pavimento de concreto de baixa qualidade, sua superfície será totalmente danificada aqui.

É necessário que o piso tenha um revestimento industrial próprio para temperaturas baixas. Além disso, ele também deve ser resistente para mudanças bruscas de temperatura, tendo em vista que nem sempre a temperatura ficará só abaixo de zero. E por se tratar de um ambiente bastante úmido, é preciso também que o piso seja antiderrapante.

O revestimento utilizado deve sempre estar de acordo com o tipo de projeto utilizado, e sempre livre de solventes. Para tal é preciso sempre considerar alguns fatores antes de escolher o piso, fatores tais como:

  • A temperatura ambiente média do local;
  • O choque térmico (mudança brusca de temperatura) também deve ser considerado;
  • A rotina de limpeza do local;
  • Ele precisa ser impermeável e antiderrapante;
  • O tráfego de pessoas e equipamentos naquela área;
  • Além disso, também também possuir resistência mecânica, química e ao arraste!

Mais abaixo falaremos mais sobre dois bons tipos de piso para câmara fria!

Vantagens de um bom piso para câmara fria

Acima nós falamos rapidamente sobre o que levar em consideração na hora de escolher um piso para câmara fria, mas faltou focarmos melhor em suas vantagens.

Claro, neste ponto você provavelmente já entendeu sua importância, mas ainda assim podemos nos aprofundar mais!

  • Para começarmos, a instalação deste piso não é nada complexa, sendo, na verdade, bastante simples;
  • Sua limpeza é também bem simples, devido ao fato dele não contar com juntas expostas;
  • Ele apresenta acabamentos estéticos nas mais variadas cores;
  • Possui uma espessura alta de revestimento;
  • O piso de câmera fria pode também ser utilizado para as mais diversas empresas, isso inclui indústrias de bebida, alimentos, e produtos de consumo, e isso já considerando o fato de que estes pisos possuem propriedades de qualidade alimentar específica para este uso!

Tipos de piso para câmara fria

Normalmente os revestimentos utilizados para estes tipos de piso são de uretanos, epóxi ou resinas de MMA. Abaixo nós separamos duas boas opções de piso para câmara fria que você pode optar por utilizar, acompanhe!

Piso Korodur

O nome é um pouco estranho, mas trata-se de um piso com uma grande resistência a impactos e também a abrasão. Ele é aconselhável para lugares com condições severas de uso, onde ele pode ser utilizado ao máximo sem apresentar sinais de desgastes ou de fissuras.

No caso de uma câmara fria, ele é capaz de funcionar perfeitamente bem, pois ele aguenta temperaturas que variam de – 30ºC até 150 ºC. Além disso, ele também é impermeável, não acumula poeiras, não é tóxico, possui alta resistência a abrasão e a impactos e arrastamentos, apresenta uma longa vida útil. Tudo isso caracteriza este piso muito bom para ser utilizado em uma câmara fia!

Na hora de utilizar este piso é importante ficar atento em sua implementação. Aqui é recomendado que seja executado um processo úmido sobre úmido, ou pelo menos uma ponte de aderência a base de epóxi. Estes cuidados são importantes para que o piso korodur atue bem em sua câmara fria!

Além disso, sua utilização também está de acordo com a NBR 12041 – Argamassa de alta resistência mecânica para pisos!

piso korodur

Piso Uretano

Em seguida nós temos o piso uretano, o qual apresenta várias e várias vantagens!

Dentre algumas de suas vastas vantagens nós podemos destacar:

  • Apresenta uma elevada resistência a impactos;
  • Atua muito bem em temperaturas tanto elevadas quanto abaixo de zero, além disso também é muito bom em mudanças bruscas, sem sofrer o choque térmico com isso;
  • É resistente ao tráfego de pessoas e de máquinas;
  • Resiste também a substâncias químicas e a umidade;
  • Inibe a proliferação de bactérias e fungos, o que faz ele ser ideal para indústrias alimentícias;
  • Além disso ele também é higiênico, nada de rejuntes ou emendas;
  • Ele não contamina nem o ambiente e nem produtos que sejam colocados sobre ele, nem mesmo durante sua aplicação;
  • E por falar em sua aplicação, ela é bastante rápida, sendo possível liberar toda a área para uso bem rapidamente;
  • Por refletir bastante a luz, até 300%, a iluminação do ambiente é aumentada, o que economiza com custos de energia elétrica;
  • Bem resistente a manchas de vários tipos;
  • Sua cor é estável, não amarelando;
  • E o mais importante, ela atende a todas os requisitamentos de qualidade de órgãos fiscalizadores, tipo a ANVISA e o SIF!

O piso uretano além de ser indicado para câmara fria, também pode ser usado para indústrias farmacêuticas e químicas, alimentícias, automobilísticas e quaisquer outras onde seja necessário uma grande resistência mecânica, química e de temperaturas do piso!

Revestimento uretano

Qual o melhor piso para câmara fria?

Acima nós lhe apresentamos dois pisos diferentes que podem lhe ajudar bastante em sua câmara fria. Mas qual deles seria o melhor?

Apesar de cada caso ser um caso, nós ainda optamos por escolher o piso uretano aqui!

O piso uretano acaba ganhando do korodur nas mais diversas comparações. Ele é mais fácil e rápido de ser aplicado, além de apresentar um melhor fator custo-benefício.

Aqui nós lhe aconselhamos a entrar em contato conosco, assim poderemos lhe explicar melhor sobre o piso uretano para câmara fria, bem como lhe apresentar um orçamento detalhado mais específico que feito especialmente para o seu projeto!