Na hora de dimensionar um piso para galpão, também conhecido como piso industrial, há muita coisa para levar em consideração. Fatores como uso, distribuição de carga, terreno e exposição a agentes químicos devem sempre ser considerados.
Estrutura de um piso para galpãoNa imagem acima você é capaz de entender melhor como funciona a estrutura de um piso para galpão.
O foco deste artigo não será o processo estrutural da construção deste piso, mas sim em lhe apresentar quais são estes pisos!
Piso para galpão ou piso de concreto?
É comum esta confusão, especialmente pela imagem que apresentamos acima, mas há sim diferenças.
Em galpões, a carga e o tráfego são muito mais intensos, então este tipo de piso precisa contar com uma taxa de armação bem alta. Também é preciso um cuidado maior com a espessura do piso e com o tipo de solo onde ele é instalado.
Este tipo de piso é feito de acordo com projetos específicos, não sendo aconselhável que o mesmo projeto de um galpão seja utilizado para outro. Tudo deve sempre estar de acordo com cada projeto específico!
Os tipos de piso para galpão!
Abaixo nós separamos quatro tipos diferentes de pisos que costumam ser utilizados para galpões. Vamos então analisar um por um, para entendê-los melhor!
Piso emborrachado
Começamos com o piso emborrachado, especialmente aconselhável para lugares com tráfego intenso, seja de pessoas ou máquinas.
Este piso destaca-se por ser antiderrapante, se comportando bem em contato com fogo e água. Ele também é um bom isolante acústico e térmico, deixando todo o ambiente bem mais confortável.
Como desvantagens deste tipo de piso nós podemos citar sua limpeza, pois ele acaba acumulando poeira com mais facilidade. Além disso, ele também se risca mais facilmente, além de ser menos resistente do que o piso de concreto, o qual falaremos a seguir!
Piso de concreto polido
A seguir nós temos também o piso de concreto polido, sendo este, inclusive, o mais utilizado no mercado!
Ele lembra bastante o cimento queimado, mas sendo muito mais resistente tanto a impactos quanto a produtos químicos. Até por isso ele é bastante usado como piso para galpão. Ele também é muito bom para inibir a presença de bactérias, ácaros, umidade, vazamentos e manchas!
Este tipo de piso também apresenta um acabamento espelhado, o qual é benéfico para sua limpeza. Ele acaba não acumulando poeira e demais resíduos, atuando muito bem como um impermeabilizante e no escoamento de água.
Piso epóxi
Em seguida nós temos o piso epóxi, bastante utilizado para garagens, armazéns e demais espaços industriais!
Seu revestimento é realizado a base de uma resina epóxi. Esta resina conta com uma resistência mecânica e química bem alta, as quais são perfeitas para quando o ambiente está em contato com reagentes químicos.
A durabilidade deste piso é bem alta, mas seu destaque fica por conta de seu brilho!
Sua estética chama bastante atenção, dando a este piso para galpão um aspecto de limpeza constante. Além disso, este piso também pode ser encontrado não apenas nas cores neutras, branco e cinza, mas também em várias outras tonalidades!
Piso vinílico
E por fim nós temos o piso vinílico, outra boa opção para galpão!
Aqui ele acaba imitando a madeira, porém com uma estética um pouco diferente, a qual simula tanto o cimento quanto outros materiais mais “brutos”. Você tem a vantagem de poder aplicá-lo sobre outros pisos, como por exemplo porcelanato, cerâmica, dentre outros.
Ele acaba não sendo tão resistente quanto os demais pisos apresentados aqui, isso faz com que ele seja mais indicado para lugares com pouco tráfego, tanto de pessoas quanto de equipamentos. Mas, do outro lado, ele é também o mais econômico, e aquele mais fácil de ser instalado!
Ele também é um piso bastante “macio”, o que o torna um bom isolante acústico. Além disso ele também é menos escorregadio e conta com uma maior aderência do que os outros pisos, o que pode ser um diferencial dependendo das especificações de projeto que você tem em mãos!
Qual o melhor piso para galpão?
Acima nós lhe apresentamos vários bons tipos de piso para galpão, então é normal que surja a dúvida sobre qual deles é o melhor. A verdade é que não há um tipo melhor que o outro, e que isso depende bastante!
O tipo de piso escolhido deve sempre estar de acordo com o seu projeto em específico, com as especificações e necessidades de seu galpão!
Aqui nós aconselhamos que você entre em contato conosco. Assim nós poderemos lhe ajudar a escolher o tipo de piso ideal, bem como lhe apresentar um orçamento detalhado. Tudo sempre de acordo com as suas especificações de projeto!